-
Arquitetos: I.M. Pei
- Área: 17429 m²
- Ano: 1997
-
Fotografias:Miho Museum
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu Miho foi um projeto conjunto entre japoneses e americanos finalizado pelo arquiteto IM Pei e Kibowkan Internation, Inc. em agosto de 1996 numa montanha cenográfica, parte de uma reserva natural da cidade de Shigaraki, Shiga, Japão.
Os detalhes do museu refletem um esforço inovador do projetista através da nobre aparência das paredes de vidro inclinadas compostas por esquadrias espaciais, pelos materiais utilizados e os sistemas para expor e abrigar obras de arte em condições ótimas.
Ao visitar o terreno pela primeira vez, declarou: "Este é o Shangri-La". Expressou sua própria ideia utilizando o conto chinês "Peach Blossom Valley" à Mihoko Koyama, fundadora do museu, e ela concordou imediatamente com sua ideia.
Certa vez havia um pescador no leste da China. Um dia, quando ele estava remando até um córrego da montanha, ele se deparou com um pomar de pêssego em plena floração. No final do pomar, ele percebeu um raio de luz vindo de uma pequena caverna ao pé de uma montanha. Uma vez lá dentro, ele encontrou-se em uma estrada estreita, mas ao entrar cada vez mais, uma esplêndida vista de repente se abriu diante dele. Ali estava o Shangri-La.
Apenas após subir um caminho levemente inclinado e ladeado de árvores verdejantes, passar por um túnel e atravessar uma ponte o Museu Miho pode ser encontrado. O museu é a expressão desse momento, o momento que o museu de repente entra em seus olhos. Tal como um roteiro cinematográfico.